A Catarata consiste na opacificação progressiva da lente interna que temos dentro dos nossos olhos chamada CRISTALINO. O Cristalino está logo atrás do colorido do olho (IRIS) e seu orifício de entrada de luz (PUPILA) . A Catarata é principalmente causada por fatores como idade, tendências genéticas e exposição excessiva a radiação Ultra-Violeta ao longo da vida, atingindo, principalmente, pessoas acima de 55 anos.

Outras condições como Diabetes, Hiperparatireoidismo, inflamações intra-oculares, traumatismos oculares, uso crônico de algumas medicações (principalmente corticóides, Haloperidol, Clorpromazina), também podem propiciar o surgimento de catarata.

catarata

Os sintomas mais presentes nos pacientes portadores de catarata são inicialmente a perda do contraste das imagens e cores, podendo estas ficar mais enfumaçadas ou amareladas. Algumas pessoas queixam-se de halos ou raios luminosos ao olharem para focos de luz a noite, como a LUA e faróis.

Há então um progressivo déficit de nitidez até que a qualidade de visão se torne limitante.

A Catarata também pode ocorrer em crianças, sendo geralmente, nestes casos relacionada à doenças metabólicas do recém nascido, má formações oculares ou doenças infecciosas ocorridas durante a gestação como Rubéola, Citomegalovirus e Toxoplasmose.

Muitas vezes a Catarata é popularmente confundida com o Pterígio, que , este sim é uma “pelezinha “ que cresce sobre a superfície do olho cobrindo parte do colorido do olho.

Não há tratamento medicamentoso eficaz para Catarata.

A cirurgia é a única forma possível e eficaz para solução da Catarata e restabelecimento da qualidade visual.

vista norm catar
Assista os videos sobre Facoemulsificação

FACOEMULSIFICAÇÃO ULTRASSÔNICA COM IMPLANTE DE LENTE INTRA OCULAR POR MICRO INCISÃO é a técnica mais moderna para tratamento da Catarata, com a qual, a Clinica Brunstein tem experiência de cerca de 6 mil casos operados desde 1997.

A tecnologia atual já permite a cirurgia de catarata ambulatorial com curtíssima permanência dentro de centro cirúrgico ( cerca de 30 a 40 minutos). O procedimento propriamente dito leve em torno de 10 a 20 minutos para ser realizado, podendo ser feito com anestesia local ou tópica ( colírios) de acordo com cada paciente e cirurgião.

Através de uma micro incisão de cerca de 2 milimetros, o Cristalino opaco (lente natural interna do Olho) é removido por fragmentação ultra-sônica e substituído por lente intra ocular implantável.

Esta lente pode ser planejada para além de fazer a substituição do Cristalino, também corrigir ou reduzir graus de miopia, hipermetropia ou astigmatismos pré existentes, trazendo maior independência do uso de óculos.

Já temos hoje a possibilidade de também corrigir nesta cirurgia , o grau de perto (vista cansada), implantando-se Lentes Intra Oculares Multifocais ou Acomodativas.

Após a cirurgia são necessários alguns cuidados com a manipulação do olho operado e uso de uso de colírios com antibiótico e anti-inflamatório por cerca de 20 dias.

O paciente operado de catarata , normalmente pode retornar as suas atividades rotineiras em curtíssimo prazo.

QUANDO OPERAR?

O CONCEITO DE QUE A CATARATA DEVE "AMADURECER" PARA SER OPERADA, É ULTRAPASSADO. A CIRURGIA MAIS PRECOCE,QUANDO HÁ MENOR DENSIDADE DA CATARATA, IMPLICA EM MENORES QUANTIDADES DE ENERGIA ULTRASSÔNICA E MANIPULAÇÃO APLICADAS PARA REMOÇÃO DESTE CRISTALINO OPACO, REDUZINDO O TRAUMA CIRÚRGICO E FAVORECENDO A UMA RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA.

FACOEMULSIFICACAO

Envie-nos uma mensagem: