Cirurgias

A Clínica Brunstein, localizada no centro de Porto Alegre, conta com oftalmologistas especializados para realizar diversos procedimentos cirúrgicos. Todos os equipamentos da Clínica oftalmológica são de última geração, garantido qualidade e segurança aos seus pacientes.

Tratamento indicado para casos de Degeneração Macular Relacionada a Idade na forma exsudativa, na qual forma-se membrana de vasos anormais sob a Retina, provocando vazamento de liquido e sangue sob esta (identificável em angiografia fluorescente ou OCT). Consiste na aplicação intra-ocular de Avastin, com a finalidade de fazer a membrana regredir.

O procedimento terá melhor resultado, quanto mais precoce for a indicação.

É realizado sob anestesia com colírios sem internação e sem restrição de atividades.

As lentes implantadas nas cirurgias de catarata não são lentes de contato e sim IMPLANTES INTRAOCULARES , portanto não requerem manutenção, remoção ou substituição.

TEMOS HOJE DISPONÍVEIS LENTES INTRA OCULARES QUE PODEM ALÉM DA MIOPIAS E HIPERMETROPIAS PRÉ EXISTENTES, TAMBÉM CORRIGIR PRESBIOPIA (VISTA CANSADA) E O ASTIGMATISMO.

LEIA MAIS EM CIRURGIAS / CIRURGIA DA VISTA CANSADA OU PRESBIOPIA.

Existem vários modelos, origens e materiais diferentes de lentes intraoculares, cujas características podem influenciar no tamanho da incisão necessária , na rapidez do procedimento e da recuperação ,assim como na estabilização mais precoce dos resultados visuais.

NÃO EXISTEM RELATOS DE REAÇÕES ALÉRGICAS AOS MATERIAIS DAS LENTES EXISTENTES NO MERCADO.

LENTES RÍGIDAS (PMMA): foram as primeiras a serem criadas e necessitam aumento da incisão para cerca de 7mm para serem implantadas, ou seja , um aumento de 3 vezes o tamanho necessário para retirar a catarata, frequentemente requerendo pontos para fechamento. Nos dias atuais , podem ser consideradas tecnologicamente bastante ultrapassadas.

LENTES ACRÍLICAS HIDROFÍLICAS: São lentes flexiveis que contêm água na sua fórmula , permitindo serem dobradas com uma pinça especial , mas normalmente requerendo incisões de cerca de 3 a 3,5 milimetros para serem implantadas devido a sua maior espessura.

IMPLANTE DE LIO DOBRÁVEL COM PINÇA

LENTES ACRÍLICAS HIDROFÓBICAS ASFÉRICAS: Por sua característica de extrema flexibilidade e reduzida espessura, permitem seu implante por incisões de 2 mm., uma vez que são mais do que dobráveis, são INJETÁVEIS. Isto mesmo!! São enroladas como um “tubinho” e injetadas por 2 mm de incisão, abrindo-se dentro do olho e assumindo sua forma original com 6 mm., dispensando o aumento da incisão e a necessidade de pontos.

https://www.youtube.com/watch?v=n5TASdM2MsI&feature=emb_logo

As Lentes Intraoculares têm seu custo variável e diretamente relacionado com sua evolução tecnológica, sendo que na atualidade, as mais desenvolvidas são , na sua maioria, de fabricação estrangeira (ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA E ALEMANHA).

Alguns pacientes operados de Catarata podem sentir tardiamente nova turvação da visão em função da opacificação da membrana remanescente do Cristalino na qual a lente fica apoiada (CÁPSULA POSTERIOR DO CRISTALINO). Situação resolvida com uma aplicação de YAG LASER para abrir uma “janela” na cápsula opaca. Procedimento rápido e indolor, porém não isento de riscos.

AS LENTES INTRAOCULARES MAIS MODERNAS TRAZEM UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DA INCIDÊNCIA DESTE TIPO DE COMPLICAÇÃO TARDIA.

Os Anéis Intracorneanos Implantáveis na realidade são segmentos de anéis, ou seja, Arcos Corneanos. Estes segmentos são confeccionados em um tipo especial de Acrílico chamado PMMA, material muito utilizado em diversos implantes médicos há muitos anos.

Estes arcos têm perfil triangular e podem ser implantados em espessuras e comprimentos diferentes num número de um a quatro segmentos, de acordo com cada caso. O implante de anéis corneanos tem como objetivo regularizar córneas com altos astigmatismos irregulares provocados, principalmente por CERATOCONE (doença genética que provoca um afinamento e deformação da córnea em forma de Cone).

O procedimento requer boa avaliação para a melhor escolha dos segmentos de anéis a serem implantados.

O procedimento obtém bons resultados em mais de 80% dos pacientes , desde que se respeite os critérios de indicação.

O implante de segmentos de Anéis Intracorneanos é um procedimento reversível, portanto pode ser refeito ou desfeito caso não se obtenha resultados satisfatórios.

O procedimento é realizado de forma ambulatorial sob anestesia tópica.

O Crosslinking de colágeno consiste em uma aplicação de determinado comprimento de onda da luz ultravioleta sobre a córnea embebida em solução de Riboflavina (Vitamina B12) o que induz ao aumento das ligações entre as fibras de colágeno (proteína responsável pela estrutura da córnea) provocando um enrijecimento da córnea.

É indicado para casos de Ceratocone que estão apresentando progressiva piora com objetivo de estabilização da condição do momento.

O procedimento demora cerca de 50 minutos e é realizado de forma ambulatorial sob anestesia tópica (colírio).

O Transplante de Córnea consiste na substituição da córnea doente por uma Córnea de doador. Diferentemente dos demais órgãos transplantados, a córnea pode ficar conservada por até dez dias em condições ideais.

Também diferentemente do demais órgão transplantados, as córneas sofrem pouca rejeição, sendo o transplante de tecido humano de maior sucesso biológico entre todos os transplantes realizados. Assim, os Transplantes de Córnea não obrigam os pacientes ao uso crônico de medicamentos imunossupressores.

A córnea transplantada é fixa ao olho do paciente receptor por pontos em número médio de dezesseis. Estes pontos tracionam a Córnea distorcendo a visão até que possam ser retirados, o que acontece, geralmente, após 6 meses da cirurgia.

Sabe-se hoje que quanto mais idade tiver o paciente, maior será o tempo de viabilidade desta córnea transplantada. Na média, um transplante de córnea tem vida útil de 20 anos, podendo ser mais ou menos dependendo de várias condições clínicas de cada paciente .

Portanto, nos casos de Ceratocone, procura-se postergar o transplante ao máximo através dos procedimentos de Crosslinking e Implante de Anel Intracorneano.

O pterígio é uma “pele” avermelhada e saliente chamada popularmente e equivocadamente de “Catarata Externa”, que crescem normalmente nos cantos internos da superfície ocular que se projetam sobre a córnea, trazendo desconforto e vermelhidão ocular.

As causas são principalmente fatores genéticos e fatores externos como exposição crônica a radiação ultravioleta. Dependendo do tamanho e velocidade de crescimento do Pterígio, este pode causar perda de qualidade visual.

O Procedimento realizado para tratamento deste consiste na retirada do Pterígio com transplante de parte da conjuntiva sadia(membrana que reveste a superfície do globo ocular) para a área do pterígio retirado. Esta técnica evita em mais de 90% das vezes, o retorno do pterígio.

Procedimento planejado para correção das situações de desalinhamento ocular. O procedimento é absolutamente individualizado para cada caso e pode ter finalidade funcional ou estética, podendo ser realizado em todas as idades.

Para atingir o resultado planejado , o cirurgião atua reposicionando os músculos oculares para redistribuir suas forças. Dependendo do caso pode ser feita sob anestesia local ou geral, porém dispensando necessidade de internação hospitalar.

Diferentemente do que há de conhecimento popular, na cirurgia corretiva de estrabismo não se mexe em nervos e sim em músculos.

Temos hoje a alternativas cirúrgica para a PRESBIOPIA, também chamada de “VISTA CANSADA”(dificuldade para visão próxima que afeta todas as pessoas após os 45 anos).

Normalmente utiliza-se de implante de LENTES INTRA-OCULARES MULTIFOCAIS , que devolvem ao olho a capacidade de ver longe e perto.

A melhor opção de lente para cada paciente será baseada na consulta e em minuciosos testes preliminares, frequentemente se obtendo excelente independência de óculos.

A remoção das bolsas de gordura e excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores tem como finalidade reduzir a sensação de peso das pálpebras além de rejuvenescer expressão facial e ampliar o campo de visão.

Pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas simultaneamente.

É realizada de forma ambulatorial sob anestesia loca.

Este procedimento é indicado para pacientes que apresentam lacrimejamento excessivo por estreitamento do canalículo lacrimal, condição frequente, principalmente após os 50 anos. O procedimento é realizado sob anestesia tópica e dura cerca de 20 minutos para os dois olhos.

A aplicação de YAG Laser é indicada para pacientes já operados de catarata e que apresentam redução tardia de visão pela opacificação da membrana remanescente do cristalino original que fica atrás da lente implantada, chamada CÁPSULA POSTERIOR.

O procedimento é realizado com anestesia tópica (colírio), leva cerca de 5 minutos e o resultado é praticamente imediato.

O glaucoma é uma doença ocular de origem principalmente genética e que se caracteriza por aumento da pressão intra-ocular com conseqüente dano progressivo ao Nervo Óptico, trazendo assim, perda gradual do campo visual. Atinge principalmente pessoas acima de 40 anos e seu diagnóstico é feito principalmente em consultas de rotina, nas quais se realiza a medida da pressão intra-ocular (tonometria) e exame do Nervo Óptico pelo fundo de olho.

O tratamento visa reduzir a pressão ocular a níveis normais que evitem dano progressivo a função do Nervo Óptico. Este tratamento é primordialmente medicamentoso na forma de colírios específicos, que podem ser utilizados isolados ou de forma combinada.

Nos casos em que não se obtém pressão ocular satisfatória e estabilização do dano ao Nervo Óptico, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico chamado TRABECULECTOMIA.

A Trabeculectomia tem como objetivo criar uma via alternativo para drenagem do liquido interno do olho(Humor Aquoso), reduzindo assim a pressão ocular, porém nem sempre eliminando totalmente a necessidade dom uso de colírios.

ESTA CIRURGIA PARA GLAUCOMA TAMBÉM PODE SER REALIZADA JUNTO COM A DE CATARATA E IMPLANTE DE LENTE INTRA OCULAR.

Procedimento realizado com objetivo de alterar a forma da Iris ou nela criar um pertuito com finalidade de melhorar o fluxo do Humor Aquosos e consequentemente, a pressão ocular, especialmente em pacientes portadores de GLAUCOMA DE ÂNGULO ESTREITO

O Transplante de Córnea consiste na substituição da córnea doente por uma Córnea de doador. Diferentemente dos demais órgãos transplantados, a córnea pode ficar conservada por até dez dias em condições ideais.

Também diferentemente do demais órgão transplantados, as córneas sofrem pouca rejeição, sendo o transplante de tecido humano de maior sucesso biológico entre todos os transplantes realizados. Assim, os Transplantes de Córnea não obrigam os pacientes ao uso crônico de medicamentos imunossupressores.

A córnea transplantada é fixa ao olho do paciente receptor por pontos em número médio de dezesseis. Estes pontos tracionam a Córnea distorcendo a visão até que possam ser retirados, o que acontece, geralmente, após 6 meses da cirurgia.

Sabe-se hoje que quanto mais idade tiver o paciente, maior será o tempo de viabilidade desta córnea transplantada. Na média, um transplante de córnea tem vida útil de 20 anos, podendo ser mais ou menos dependendo de várias condições clínicas de cada paciente .

Portanto, nos casos de Ceratocone, procura-se postergar o transplante ao máximo através dos procedimentos de Crosslinking e Implante de Anel Intracorneano.

Pré-agende uma consulta

WhatsApp

51 9733-4076

Endereço

Rua dos Andradas, 1781 / 1505 - Porto Alegre/RS

Iniciar conversa
Deseja agendar uma consulta?
Olá!
Desejo agendar uma consulta 😁