Cirurgias

A Clínica Brunstein, localizada no centro de Porto Alegre, conta com oftalmologistas especializados para realizar diversos procedimentos cirúrgicos. Todos os equipamentos da Clínica oftalmológica são de última geração, garantido qualidade e segurança aos seus pacientes.

  • CATARATA POR ULTRASSOM (FACOEMULSIFICAÇÃO)
  • MIOPIA, ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA
  • APLICAÇÃO ANTI ANGIOGÊNICOS (AVASTIN OU LUCENTIS)
  • FOTOCOAGULAÇÃO DE RETINA COM LASER
  • SOBRE AS LENTES INTRA OCULARES
  • ANEL INTRA CORNEANO (FERRARA OU CORNEAL RING)
  • PTERÍGIO COM AUTO-TRANSPLANTE DE CONJUNTIVA
  • CIRURGIA PARA ESTRABISMO (DESVIOS OCULARES)
  • CIRURGIA DA VISTA CANSADA OU PRESBIOPIA
  • CROSS LINKING DE COLÁGENO
  • REMOÇÃO DE BOLSAS PALPEBRAIS OU BLEFAROPLASTIA
  • RECONSTITUIÇÃO DE CANALÍCULOS LACRIMAIS
  • CAPSULOTOMIA COM YAG LASER
  • PTK (CERATOPLASTIA FOTOTERAPÊUTICA)
  • CIRURGIA ANTI-GLAUCOMATOSA (TRABECULECTOMIA)
  • IRIDOTOMIA OU IRIDOPLASTIA COM LASER

A Catarata consiste na opacificação progressiva da lente interna que temos dentro dos nossos olhos chamada CRISTALINO. O Cristalino está logo atrás do colorido do olho (IRIS) e seu orifício de entrada de luz (PUPILA) . A Catarata é principalmente causada por fatores como idade, tendências genéticas e exposição excessiva a radiação Ultra-Violeta ao longo da vida, atingindo, principalmente, pessoas acima de 55 anos.

Outras condições como Diabetes, Hiperparatireoidismo, inflamações intra-oculares, traumatismos oculares, uso crônico de algumas medicações (principalmente corticóides, Haloperidol, Clorpromazina), também podem propiciar o surgimento de catarata.

Os sintomas mais presentes nos pacientes portadores de catarata são inicialmente a perda do contraste das imagens e cores, podendo estas ficar mais enfumaçadas ou amareladas. Algumas pessoas queixam-se de halos ou raios luminosos ao olharem para focos de luz a noite, como a LUA e faróis.

Há então um progressivo déficit de nitidez até que a qualidade de visão se torne limitante.

A Catarata também pode ocorrer em crianças, sendo geralmente, nestes casos relacionada à doenças metabólicas do recém nascido, má formações oculares ou doenças infecciosas ocorridas durante a gestação como Rubéola, Citomegalovirus e Toxoplasmose.

Muitas vezes a Catarata é popularmente confundida com o Pterígio, que , este sim é uma “pelezinha “ que cresce sobre a superfície do olho cobrindo parte do colorido do olho.

Não há tratamento medicamentoso eficaz para Catarata.

A cirurgia é a única forma possível e eficaz para solução da Catarata e restabelecimento da qualidade visual.

FACOEMULSIFICAÇÃO ULTRASSÔNICA COM IMPLANTE DE LENTE INTRA OCULAR POR MICRO INCISÃO é a técnica mais moderna para tratamento da Catarata, com a qual, A CLINICA BRUNSTEIN TEM EXPERIÊNCIA DE CERCA DE 6 MIL CASOS OPERADOS DESDE 1997.

A tecnologia atual já permite a cirurgia de catarata ambulatorial com curtíssima permanência dentro de centro cirúrgico ( cerca de 30 a 40 minutos). O procedimento propriamente dito leve em torno de 10 a 20 minutos para ser realizado, podendo ser feito com anestesia local ou tópica ( colírios) de acordo com cada paciente e cirurgião.

Através de uma micro incisão de cerca de 2 milimetros, o Cristalino opaco (lente natural interna do Olho) é removido por fragmentação ultra-sônica e substituído por lente intra ocular implantável.

Esta lente pode ser planejada para além de fazer a substituição do Cristalino, também corrigir ou reduzir graus de miopia, hipermetropia ou astigmatismos pré existentes, trazendo maior independência do uso de óculos.

Já temos hoje a possibilidade de também corrigir nesta cirurgia , o grau de perto (vista cansada), implantando-se Lentes Intra Oculares Multifocais ou Acomodativas.

Após a cirurgia são necessários alguns cuidados com a manipulação do olho operado e uso de uso de colírios com antibiótico e anti-inflamatório por cerca de 20 dias.

O paciente operado de catarata , normalmente pode retornar as suas atividades rotineiras em curtíssimo prazo.

QUANDO OPERAR?

O CONCEITO DE QUE A CATARATA DEVE "AMADURECER" PARA SER OPERADA, É ULTRAPASSADO. A CIRURGIA MAIS PRECOCE,QUANDO HÁ MENOR DENSIDADE DA CATARATA, IMPLICA EM MENORES QUANTIDADES DE ENERGIA ULTRASSÔNICA E MANIPULAÇÃO APLICADAS PARA REMOÇÃO DESTE CRISTALINO OPACO, REDUZINDO O TRAUMA CIRÚRGICO E FAVORECENDO A UMA RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA.

(CIRURGIA REFRATIVA COM LASER)

A Cirurgia chamada “Refrativa” para correção de grau de Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo é realizada normalmente com Laser do tipo Excimer Laser que tem como finalidade remodelar a córnea de forma precisa , corrigindo o grau. O paciente necessita ser bem avaliado com consulta minuciosa na qual serão solicitados exames complementares como Topografia e Paquimetria Corneana para definição precisa das características oculares de cada paciente, assim como seu histórico pregresso.

A cirurgia para correção de grau com Excimer Laser é realizada de forma ambulatorial, sob anestesia tópica ( somente com colírio anestésico), durando cerca de 10 a 15 minutos e pode ser realizada com as técnicas de LASIK ou PRK, sendo ambas extremamente eficientes e precisas, cabendo ao cirurgião, em acordo com seu paciente, optarem pela melhor técnica para cada caso individualmente.

PRK: O laser é aplicado diretamente sobre a superfícia da Córnea que fica com lente de contato terapêutica por cerca de 5 dias.

LASIK: O laser é aplicado na camada intermediária da Córnea após a confecção de uma " tampinha " (lamela).

PRK

https://www.youtube.com/watch?v=DZywY9yIGrw

O DR. MARCOS BRUNSTEIN TEM REALIZADO SUAS CIRURGIAS COM O QUE HÁ DE MAIS ATUAL EM TECNOLOGIA DE EXCIMER LASER DISPONÍVEL COMO OS SISTEMAS ALLEGRETO (ALCON) E ZYOPTICS (BAUCH & LOMB) E VISX S4 (AMO), QUE POUPAM O MÁXIMO DE TECIDO CORNEANO (TISSUE SAVE) APLICANDO O LASER DE FORMA PERSONALIZADA PARA CADA CASO E POTENCIALIZANDO OS RESULTADOS.

O pós-operatórios requer uso de medicações em gotas ( colírio) e eventualmente, alguma analgesia via oral para maior conforto e segurança.

A recuperação visual normalmente é oscilante nos primeiros dias, atingindo progressiva melhora e estabilização no decorrer dos dias subseqüentes, não requerendo afastamento prolongado de atividades profissionais.

AS CIRURGIAS COM LASER PARA CORREÇÃO DE GRAU ATINGIRAM, NOS DIAS DE HOJE, ALTA PREVISIBILIDADE E SEGURANÇA PARA A MAIORIA DOS CASOS.

ALTÍSSIMOS GRAUS PODEM NECESSITAR DE OUTROS TIPOS DE PROCEDIMENTOS COMO IMPLANTES DE LENTES INTRA-OCULARES ESPECIAIS COMO AS LENTES DE ARTISAN OU CACHET.

Tratamento indicado para casos de Degeneração Macular Relacionada a Idade na forma exsudativa, na qual forma-se membrana de vasos anormais sob a Retina, provocando vazamento de liquido e sangue sob esta (identificável em angiografia fluorescente ou OCT). Consiste na aplicação intra-ocular de Avastin, com a finalidade de fazer a membrana regredir.

O procedimento terá melhor resultado, quanto mais precoce for a indicação.
É realizado sob anestesia com colírios sem internação e sem restrição de atividades.

O tratamento de foto coagulação com laser para Retina é utilizado para diversas patologias, incluindo Retinopatia Diabética, Oclusões Vasculares de Retina, tratamento de Rupturas de Retina e prevenção de Descolamento de Retina.

Este procedimento é realizado com anestesia tópica (colírios), sem maiores restrições de atividades. Pode ser necessária mais de uma aplicação, dependendo do caso.

As lentes implantadas nas cirurgias de catarata não são lentes de contato e sim IMPLANTES INTRA-OCULARES , portanto não requerem manutenção, remoção ou substituição.

TEMOS HOJE DISPONÍVEIS LENTES INTRA OCULARES QUE PODEM ALÉM DA MIOPIAS E HIPERMETROPIAS PRÉ EXISTENTES, TAMBÉM CORRIGIR PRESBIOPIA (VISTA CANSADA) E O ASTIGMATISMO.

LEIA MAIS EM CIRURGIAS / CIRURGIA DA VISTA CANSADA OU PRESBIOPIA.

Existem vários modelos, origens e materiais diferentes de lentes intra oculares, cujas características podem influenciar no tamanho da incisão necessária , na rapidez do procedimento e da recuperação ,assim como na estabilização mais precoce dos resultados visuais.

NÃO EXISTEM RELATOS DE REAÇÕES ALÉRGICAS AOS MATERIAIS DAS LENTES EXISTENTES NO MERCADO.

LENTES RÍGIDAS (PMMA): foram as primeiras a serem criadas e necessitam aumento da incisão para cerca de 7mm para serem implantadas, ou seja , um aumento de 3 vezes o tamanho necessário para retirar a catarata, frequentemente requerendo pontos para fechamento. Nos dias atuais , podem ser consideradas tecnologicamente bastante ultrapassadas.

LENTES ACRÍLICAS HIDROFÍLICAS: São lentes flexiveis que contêm água na sua fórmula , permitindo serem dobradas com uma pinça especial , mas normalmente requerendo incisões de cerca de 3 a 3,5 milimetros para serem implantadas devido a sua maior espessura.

IMPLANTE DE LIO DOBRÁVEL COM PINÇA

LENTES ACRÍLICAS HIDROFÓBICAS ASFÉRICAS: Por sua característica de extrema flexibilidade e reduzida espessura, permitem seu implante por incisões de 2 mm., uma vez que são mais do que dobráveis, são INJETÁVEIS. Isto mesmo!! São enroladas como um “tubinho” e injetadas por 2 mm de incisão, abrindo-se dentro do olho e assumindo sua forma original com 6 mm., dispensando o aumento da incisão e a necessidade de pontos.

https://www.youtube.com/watch?v=n5TASdM2MsI&feature=emb_logo

 

As Lentes Intra Oculares têm seu custo variável e diretamente relacionado com sua evolução tecnológica, sendo que na atualidade, as mais desenvolvidas são , na sua maioria, de fabricação estrangeira ( ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA E ALEMANHA ).

Alguns pacientes operados de Catarata podem sentir tardiamente nova turvação da visão em função da opacificação da membrana remanescente do Cristalino na qual a lente fica apoiada (CÁPSULA POSTERIOR DO CRISTALINO). Situação resolvida com uma aplicação de YAG LASER para abrir uma “janela” na cápsula opaca. Procedimento rápido e indolor, porém não isento de riscos.

AS LENTES INTRA-OCULARES MAIS MODERNAS TRAZEM UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DA INCIDÊNCIA DESTE TIPO DE COMPLICAÇÃO TARDIA.

Os Anéis Intra-Corneanos Implantáveis na realidade são segmentos de anéis, ou seja, Arcos Corneanos. Estes segmentos são confeccionados em um tipo especial de Acrílico chamado PMMA, material muito utilizado em diversos implantes médicos há muitos anos.

Estes arcos têm perfil triangular e podem ser implantados em espessuras e comprimentos diferentes num número de um a quatro segmentos, de acordo com cada caso. O implante de anéis corneanos tem como objetivo regularizar córneas com altos astigmatismos irregulares provocados, principalmente por CERATOCONE (doença genética que provoca um afinamento e deformação da córnea em forma de Cone).

O procedimento requer boa avaliação para a melhor escolha dos segmentos de anéis a serem implantados.

O procedimento obtém bons resultados em mais de 80% dos pacientes , desde que se respeite os critérios de indicação.

O implante de segmentos de Anéis Intra -Corneanos é um procedimento reversível, portanto pode ser refeito ou desfeito caso não se obtenha resultados satisfatórios.

O procedimento é realizado de forma ambulatorial sob anestesia tópica.

O pterígio é uma "pele" avermelhada e saliente chamada popularmente e equivocadamente de "Catarata Externa", que crescem normalmente nos cantos internos da superfície ocular que se projetam sobre a córnea, trazendo desconforto e vermelhidão ocular.

As causas são principalmente fatores genéticos e fatores externos como exposição crônica a radiação ultravioleta. Dependendo do tamanho e velocidade de crescimento do Pterígio, este pode causar perda de qualidade visual.

O Procedimento realizado para tratamento deste consiste na retirada do Pterígio com transplante de parte da conjuntiva sadia(membrana que reveste a superfície do globo ocular) para a área do pterígio retirado. Esta técnica evita em mais de 90% das vezes, o retorno do pterígio.

Procedimento planejado para correção das situações de desalinhamento ocular. O procedimento é absolutamente individualizado para cada caso e pode ter finalidade funcional ou estética, podendo ser realizado em todas as idades.

Para atingir o resultado planejado , o cirurgião atua reposicionando os músculos oculares para redistribuir suas forças. Dependendo do caso pode ser feita sob anestesia local ou geral, porém dispensando necessidade de internação hospitalar.

Diferentemente do que há de conhecimento popular, na cirurgia corretiva de estrabismo não se mexe em nervos e sim em músculos.

Temos hoje a alternativas cirúrgica para a PRESBIOPIA, também chamada de “VISTA CANSADA”(dificuldade para visão próxima que afeta todas as pessoas após os 45 anos).

Normalmente utiliza-se de implante de LENTES INTRA-OCULARES MULTIFOCAIS , que devolvem ao olho a capacidade de ver longe e perto.

A melhor opção de lente para cada paciente será baseada na consulta e em minuciosos testes preliminares, frequentemente se obtendo excelente independência de óculos.

O Cross Linking de colágeno consiste em uma aplicação de determinado comprimento de onda da luz ultravioleta sobre a córnea embebida em solução de Riboflavina (Vitamina B12) o que induz ao aumento das ligações entre as fibras de colágeno (proteína responsável pela estrutura da córnea) provocando um enrijecimento da córnea.

É indicado para casos de Ceratocone que estão apresentando progressiva piora com objetivo de estabilização da condição do momento.

O procedimento demora cerca de 50 minutos e é realizado de forma ambulatorial sob anestesia tópica (colírio).

A remoção das bolsas de gordura e excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores tem como finalidade reduzir a sensação de peso das pálpebras além de rejuvenescer expressão facial e ampliar o campo de visão.

Pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas simultaneamente.

É realizada de forma ambulatorial sob anestesia loca.

Este procedimento é indicado para pacientes que apresentam lacrimejamento excessivo por estreitamento do canalículo lacrimal, condição freqüente, principalmente após os 50 anos. O procedimento é realizado sob anestesia tópica e dura cerca de 20 minutos para os dois olhos.

A aplicação de YAG Laser é indicada para pacientes já operados de catarata e que apresentam redução tardia de visão pela opacificação da membrana remanescente do cristalino original que fica atrás da lente implantada, chamada CÁPSULA POSTERIOR.

O procedimento é realizado com anestesia tópica(colírio), leva cerca de 5 minutos e o resultado é praticamente imediato

Este procedimento é realizado com Excimer Laser, o mesmo utilizado para correção de defeitos de grau, porém com objetivo de remover cicatrizes corneanas de múltiplas causas, como pós ceratites(inflamações e infecções de córnea), cicatrizes de corpos estranhos ou outros traumatismos.

O glaucoma é uma doença ocular de origem principalmente genética e que se caracteriza por aumento da pressão intra-ocular com conseqüente dano progressivo ao Nervo Óptico, trazendo assim, perda gradual do campo visual. Atinge principalmente pessoas acima de 40 anos e seu diagnóstico é feito principalmente em consultas de rotina, nas quais se realiza a medida da pressão intra-ocular (tonometria) e exame do Nervo Óptico pelo fundo de olho.

O tratamento visa reduzir a pressão ocular a níveis normais que evitem dano progressivo a função do Nervo Óptico. Este tratamento é primordialmente medicamentoso na forma de colírios específicos, que podem ser utilizados isolados ou de forma combinada.

Nos casos em que não se obtém pressão ocular satisfatória e estabilização do dano ao Nervo Óptico, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico chamado TRABECULECTOMIA.

A Trabeculectomia tem como objetivo criar uma via alternativo para drenagem do liquido interno do olho(Humor Aquoso), reduzindo assim a pressão ocular, porém nem sempre eliminando totalmente a necessidade dom uso de colírios.

ESTA CIRURGIA PARA GLAUCOMA TAMBÉM PODE SER REALIZADA JUNTO COM A DE CATARATA E IMPLANTE DE LENTE INTRA OCULAR.

Procedimento realizado com objetivo de alterar a forma da Iris ou nela criar um pertuito com finalidade de melhorar o fluxo do Humor Aquosos e consequentemente, a pressão ocular, especialmente em pacientes portadores de GLAUCOMA DE ÂNGULO ESTREITO.

Deseja pré-agendar uma consulta?

*Retornaremos o contato assim que possível

Iniciar conversa
Deseja agendar uma consulta?
Olá!
Desejo agendar uma consulta 😁