Oftalmologista alerta que menopausa e gravidez podem desencadear alterações nos olhos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres vivem, em média, sete anos a mais que os homens. Há vários fatores que contribuem para esta realidade , entre eles, o modo como costumam cuidar mais da saúde. O que muitas mulheres não sabem é que elas também precisam ter um cuidado especial com os olhos.

Dr. Tiago Ribeiro, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, alerta que as mulheres podem estar mais suscetíveis a alguns tipos de problemas oculares e, por isso, precisam ter atenção redobrada com a saúde dos olhos. “As alterações hormonais podem desencadear problemas oftalmológicos. Entre eles, o mais comum é olho seco. Esta doença é mais recorrente em mulheres na menopausa. Neste período, é comum ocorrerem alterações nas glândulas responsáveis pela lubrificação dos olhos, levando ao ressecamento ocular”, explica.

O médico lembra também que os olhos podem ser afetados durante a gravidez. “É comum ocorrer a diminuição da pressão intraocular na gestação, além de alterações na córnea e variações de grau nas mulheres que sofrem de doenças como astigmatismo, miopia e hipermetropia”, acrescenta o oftalmologista. “Porém, as futuras mamães precisam ficar bem atentas a alguns sintomas, como turvação visual, isto pode ser sinal de eclampsia ou pré-eclampsia, problema caracterizado pelo aumento da pressão arterial durante a gravidez, que pode trazer consequências sérias à saúde da mãe e do bebê”, enfatiza.

Por fim, Dr. Tiago esclarece que produtos de beleza, como lápis de olho e rímel, também podem causar danos à saúde ocular das mulheres. “Por isso, é importante lembrar que elas não devem compartilhar estes utensílios com outras pessoas. Retirar a maquiagem antes de dormir também é importante. Isto evita problemas como terçol e inflamações oculares”, conclui o especialista.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Deseja agendar uma consulta?
Olá!
Desejo agendar uma consulta 😁